sexta-feira, 18 de abril de 2014

Microprocessador e Memória


O microprocessador, ou apenas processador como também é nomeado, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e realizar as decisões de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas as funções, tornando o computador inteligente. É composto por alguns componentes, cada um tendo função específica no processamento de programas.


  • Unidade Lógica e Aritmética (ULA): Responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como lógicas, desvios, matemáticas entre outros.


  • Unidade de Controle (UC): Responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.


  • Registradores: Pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução.


  • Unidade de Gerenciamento de Memória: Dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos, e administra a memória principal do computador.


  • Unidade de Ponto Flutuante: Nos processadores modernos (atuais), são implementados unidades de cálculo, de números reais. Tais unidades são mais complexas do que as Unidades Lógicas e Aritméticas (ULA) e trabalham com operadores maiores, com tamanhos variando entre sessenta e quatro (64), e, cento vinte oito (128) bits.



Memória

RAM

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito. Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).



Como funciona
Assim como a mesa, quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. Quanto maior a área da mesa, mais livros cabem e mais rapidamente se faz o trabalho. Já a capacidade da memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações.
Ou seja, para se acessar uma grande quantidade de memória  no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, é necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que aparecem nas configurações.
A memória RAM é um chip semelhante a um micro-processador, composto por milhões de transistores e capacitores. O capacitor é uma peça capaz de armazenar elétrons. Quando ele está carregado, o sistema faz uma leitura com base no famoso código binário de “zeros e uns”. Cada leitura dessa em zero ou um significa um bit de informação. Essa leitura é feita de forma muito rápida, são muitas em poucos milésimos de segundos. É assim que a memória RAM processa todas as ações executadas pelo usuário.
ROM
O que é memória ROM? Em geral, ROM serve para definir um conceito de memória, software ou sistema que não pode ser alterado. Parece complexo? Na verdade não é. Tudo começou com uma simples diferenciação entre tipos de memórias dos primeiros computadores e evoluiu para a multiplicidade de significados que temos hoje. Você certamente já se deparou com nomes como CD-ROM, DVD-ROM, entre outros. O ROM significa que essas mídias foram gravadas e não podem mais ser alteradas. Isto é, que o conteúdo delas apenas está disponível para leitura.

Fontes:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Microprocessador

Nenhum comentário:

Postar um comentário